SAÚDE MENTAL - CURSO PRESENCIAL DE PSICANÁLISE CLÍNICA DA FACULDADE UCESP
Programa de Especialização encontros modulares.

Duração 6 semestres
Carga horária 1.980 horas aula

Programa de Especialização “Lato Sensu” em Psicanálise Clínica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde a depressão afeta cerca de 121 milhões de pessoas, prevendo-se que em 2030 a depressão seja a maior causa de incapacidade em todo o mundo. Não estamos contabilizando outros transtornos como ansiedade, pânico, traumas etc.... No Brasil os usuários de crack, álcool e outras drogas foram incluídos em 2011 na pauta de discussão para uma Política Nacional de Saúde Mental do governo. Nunca foi tão necessário a formação de profissionais qualificados para contribuírem com o bem-estar dos indivíduos que estão sofrendo e precisam de ajuda. Diante deste grande desafio a UCESP apresenta aos que querem obter conhecimento e formação na área da saúde mental o Projeto de Especialização em Psicanalise , oferecendo três cursos conforme legislação vigente: Teoria Psicanalítica, Psicopatologia Analítica e Psicanálise Clínica. Cada curso cumprirá carga horária de 660h, com apresentação obrigatória de TCC em cada etapa. Será pré-requisito obrigatório a conclusão dos cursos de Teoria Psicanalítica e Psicopatologia Analítica para matrícula no curso de Psicanálise Clinica.

I) Teorias Psicanalíticas. II) Psicopatologia Analítica. III) Psicanálise Clínica

Descrição do Curso:

O objetivo principal deste curso é formar e capacitar profissionais e interessados que tenham em vista a Psicanálise como promotora do auxílio ao necessitado, bem como para aqueles que atuam como profissionais da área terapêutica e clínica.

1. Objetivos:

Objetivos Gerais
• Promover a atualização de conhecimento no campo da psicanálise, a formação profissional e o incentivo à pesquisa clínica.

• Transmitir a psicanálise em sua singularidade, preocupando-se em formar psicanalistas, com uma escuta psicanalítica bem desenvolvida e apoiada na transferência, além de contemplar o sujeito e suas novas organizações patológicas associadas às demandas que estão ligadas ao mundo contemporâneo.

Objetivos Específicos
• Fornecer informações sobre os fundamentos epistemológicos da psicanálise.

• Levar à reflexão destes fundamentos integrada à prática profissional.

• Oportunizar o exercício da pesquisa a partir desta reflexão.

• Proporcionar recursos teórico-metodológicos que permitam a produção de trabalhos científicos psicanalíticos.

2. Público Alvo:
Portadores de diploma de curso superior, nas diferentes áreas do conhecimento humano que se interessam pelo tema a fim de ampliar seus conhecimentos. Pesquisadores e profissionais da área da saúde mental.

 
UCESP - Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo - Campus novo: Rodov. Caran Rezek, Km 1.35 - Araçatuba SP. Cep 16078-035 - e-mail: secretaria@ucesp.edu.br